Utopias sulfúricas: arquitetura higienista e imagens da contaminação no contexto da peste bubônica (1900-1930)

O Programa de Pós-graduação em Design da Universidade de Brasília recebe Christos Lynteris, professor do Departamento de Antropologia Social da University of St Andrews, do Reino Unido, no dia 3 de setembro, às 18:00, para a conferência:

‘Utopias sulfúricas: arquitetura higienista e imagens da contaminação no contexto da peste bubônica (1900-1930)’

A conferência terá como objetivo discutir o desenvolvimento das técnicas de engenheira e arquitetura para conter a infeção dos humanos pelos ratos durante a terceira peste pandêmica (1894-1959). Serão mostradas fotografias da época visando uma interpretação visual dos dispositivos de poder que operam através das imagens.

O Pr. Christos Lynteris realiza pesquisas antropológicas e históricas sobre epidemias de doenças infecciosas, infecções animais a humanas (zoonoses), cultura visual médica, medicina colonial e epidemias como eventos que representam um risco existencial para a humanidade.

Em seu atual projeto de pesquisa, Representações Visuais da Terceira Pandemia (2013-2018), tem recolhido e analisado fotografias e outros documentos visuais da terceira pandemia de peste (1855-1959). A hipótese do projeto é que o surgimento da fotografia epidêmica tem desempenhado um papel fundamental na formação de entendimentos científicos e percepções públicas das epidemias de doenças infecciosas no mundo moderno. Além disso, Lynteris investiga atualmente os aspectos da “praga visual” na China, com um foco particular em Hong Kong e na Manchúria. Em escala global, sua pesquisa envolve análise comparativa, com foco em regimes e práticas de visibilidade e invisibilidade da epidemia. Clique aqui e confira o currículo do especialista.

A palestra, em inglês e com tradução simultânea, será realizada na segunda-feira 3 de setembro, às 18:00, no auditório do PPG Design – Instituto Central de Ciências Ala Norte, Subsolo – Módulo 18.

Para mais informações: marcberdet@gmx.com


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.