Utopias sulfúricas: arquitetura higienista e imagens da contaminação no contexto da peste bubônica (1900-1930)

O Programa de Pós-graduação em Design da Universidade de Brasília recebe Christos Lynteris, professor do Departamento de Antropologia Social da University of St Andrews, do Reino Unido, no dia 3 de setembro, às 18:00, para a conferência:

‘Utopias sulfúricas: arquitetura higienista e imagens da contaminação no contexto da peste bubônica (1900-1930)’

A conferência terá como objetivo discutir o desenvolvimento das técnicas de engenheira e arquitetura para conter a infeção dos humanos pelos ratos durante a terceira peste pandêmica (1894-1959). Serão mostradas fotografias da época visando uma interpretação visual dos dispositivos de poder que operam através das imagens.

O Pr. Christos Lynteris realiza pesquisas antropológicas e históricas sobre epidemias de doenças infecciosas, infecções animais a humanas (zoonoses), cultura visual médica, medicina colonial e epidemias como eventos que representam um risco existencial para a humanidade.

Em seu atual projeto de pesquisa, Representações Visuais da Terceira Pandemia (2013-2018), tem recolhido e analisado fotografias e outros documentos visuais da terceira pandemia de peste (1855-1959). A hipótese do projeto é que o surgimento da fotografia epidêmica tem desempenhado um papel fundamental na formação de entendimentos científicos e percepções públicas das epidemias de doenças infecciosas no mundo moderno. Além disso, Lynteris investiga atualmente os aspectos da “praga visual” na China, com um foco particular em Hong Kong e na Manchúria. Em escala global, sua pesquisa envolve análise comparativa, com foco em regimes e práticas de visibilidade e invisibilidade da epidemia. Clique aqui e confira o currículo do especialista.

A palestra, em inglês e com tradução simultânea, será realizada na segunda-feira 3 de setembro, às 18:00, no auditório do PPG Design – Instituto Central de Ciências Ala Norte, Subsolo – Módulo 18.

Para mais informações: marcberdet@gmx.com


Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Search OpenEdition Search

You will be redirected to OpenEdition Search